Murilo Ramos, da Agência Brasil
Beirute (Líbano) – Os governos do Brasil e do Líbano assinaram acordos de cooperação nas áreas de meio-ambiente, turismo, combate às drogas e educação. Amanhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de seminário para estimular o intercâmbio comercial entre os dois países.
Segundo empresários brasileiros que acompanham Lula em sua viagem ao Oriente Médio, o Líbano tem papel fundamental na região, uma vez que atua como base para distribuição de mercadorias. Empresários da construção civil estão na expectativa de que seja fechado também um acordo para o setor atuar na reconstrução do país, inclusive na capital Beirute.
Lula chegou a Beirute, capital do Líbano, hoje às 16 horas (12 horas em Brasília e foi recebido pelo presidente Émile Lahoud no aeroporto. Mais tarde, encontrou-se com o presidente da Assembléia Nacional do Líbano, Nabih Berry, e depois, com o primeiro-ministro libanês Rafik Hariri, que esteve no Brasil neste ano.
Para a noite está programa jantar em homenagem ao presidente brasileiro e à primeira-dama, oferecido pelo presidente do Líbano.
Lula continua no Líbano até sábado (6). Amanhã, visita o túmulo do Soldado Desconhecido e encerra um seminário empresarial organizado pela Câmara de Comércio e Indústria de Beirute e pela Embaixada do Brasil no Líbano. À tarde, o presidente se encontra com representantes da comunidade brasileira no país.

