São Paulo – O chanceler brasileiro Carlos França teve reunião remota na segunda-feira (12) com o ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Exterior do Marrocos, Nasser Bourita. De acordo com informações divulgadas pelo Itamaraty, França reafirmou o interesse do Brasil em aprofundar o diálogo e fortalecer a parceria estratégica com o Marrocos. Na foto acima, Bourita.
Os temas da pauta foram a ampliação e diversificação da parceria econômico-comercial entre os países, temas de segurança das duas regiões, a possibilidade de ampliação do comércio do Marrocos com o Mercosul, a cooperação bilateral, além de questões regionais e internacionais de interesse comum dos países, de acordo com informações divulgadas pelos dois ministérios.
“O Marrocos tem se destacado, no plano internacional, como ator relevante para a promoção da paz, da segurança e da tolerância religiosa, cujas posições equilibradas têm contribuído para a construção de consensos e a resolução pacífica de conflitos e crises”, informou o Itamaraty após a reunião.
O Marrocos e o Brasil têm uma parceria comercial importante, já que o país árabe é um importante fornecedor de fertilizantes ao Brasil, essenciais para a agricultura nacional. Os brasileiros, por sua vez, exportam alimentos como açúcar e milho ao país árabe. No ano passado, os dois países tiveram corrente comercial de US$ 1,8 bilhão.