São Paulo – Empresas do setor de perfumes e cosméticos dos Emirados Árabes Unidos estão expandindo seus negócios para o Brasil com auxílio da Dubai Exports. Desde a inauguração do escritório da agência em São Paulo, há cerca de três anos, ao menos quatro empresas do segmento conseguiram colocar seus produtos à disposição dos consumidores brasileiros.
Segundo Bruno Bassi, gerente de desenvolvimento de negócios da agência de Dubai no Brasil, outras dez empresas do segmento já exportavam seus produtos para o Brasil e conseguiram ampliar os negócios. “São fabricantes de fragrâncias e cosméticos, como desodorantes, cremes hidratantes e perfumes”, disse o executivo à ANBA.
Um relatório produzido pela Dubai Exports em 2016 identificou que os setores de fragrâncias, cosméticos e produtos de beleza do emirado têm bom potencial de exportação, o que encorajou essas empresas a se aventurar em outros mercados. O Brasil acabou sendo um destino natural pela demanda dos consumidores.
“De fato, o Brasil é um dos mercados que mais consomem cosméticos e produtos de beleza”, disse, em nota distribuída pela Dubai Exports, o gerente geral da IFI Perfumes, Fuzail Ahmad. “O escritório de comércio exterior da Dubai Exports ajudou inúmeras empresas como a nossa a entrar e conquistar espaço no Brasil, que por si só é líder em produção e exportação de cosméticos e produtos de beleza”.
Bassi disse que já faz alguns anos que os perfumes árabes conquistaram espaço no mercado brasileiro. “O setor de cosméticos e fragrâncias é mesmo o carro-chefe, mas já identificamos oportunidades em alimentos também”, disse, lembrando das tâmaras da Al Foah, empresa de Al Ain, que começaram a serem importadas no ano passado. Segundo ele, em breve outras empresas fornecedoras de matérias-primas para alimentos industrializados poderão abrir mercado no Brasil com ajuda da agência de promoção de Dubai.