São Paulo – Pesquisa divulgada pela consultoria Euromonitor International apontou que o Rio de Janeiro é o destino mais procurado pelos turistas estrangeiros no Hemisfério Sul, enquanto São Paulo foi a terceira cidade que mais subiu no ranking.
Já Dubai (Emirados Árabes) e Meca (Arábia Saudita) encontram-se no topo da lista do turismo mundial. O levantamento, que registrou as visitas de estrangeiros às principais cidades do mundo em 2008, apontou 7,584 milhões de turistas em Dubai (que ficou em 8º lugar no ranking) e 6,586 milhões de visitantes em Meca (11º lugar no ranking).
O crescimento de visitantes em Dubai foi de 13,4% em relação a 2007, enquanto Meca teve um número 0,4% maior de visitantes na comparação com o ano anterior. A cidade mais visitada em 2008 foi Londres, com 15,033 milhões de turistas.
Em 2008, desembarcaram no Rio de Janeiro 2,820 milhões de turistas (40º lugar na lista), o que representa um crescimento de 7,3% em relação ao ano anterior. No entanto, o maior aumento de visitantes estrangeiros no Brasil aconteceu em São Paulo, que apesar da 72ª colocação, apresentou um crescimento de 30,4% no número de visitantes.
Segundo o levantamento, novas conexões e novas companhias aéreas que passaram a operar em São Paulo ajudaram a impulsionar o crescimento de visitantes na cidade. O estudo cita como exemplo, as companhias Mexicana, OceanAir e Emirates, que estrearam na cidade.
O estudo também aponta que cidades como Nova York e São Paulo apresentaram importantes crescimentos graças a boas taxas de câmbio, estímulos governamentais agressivos e eficientes campanhas promocionais.
A pesquisa contabilizou apenas turistas estrangeiros que permaneceram nas cidades analisadas por pelo menos 24 horas e que ficaram hospedados em acomodações particulares ou coletivas.