São Paulo – Brasil e Omã assinaram na noite de segunda-feira (01), em Mascate, seus primeiros acordos diplomáticos, durante visita do vice-presidente Michel Temer ao país da Península Arábica. Foram firmados três tratados, um cria mecanismos de consultas políticas bilaterais, outro a Comissão Mista Brasil-Omã e o terceiro é sobre cooperação esportiva, de acordo com informações da Vice-Presidência.
“São os primeiros instrumentos jurídicos que Brasil e Omã assinam depois do estabelecimento de relações diplomáticas. O acordo da comissão mista é um acordo ‘guarda-chuva’ sob o qual vamos construir todas as peças da relação bilateral”, afirmou o diretor do Departamento do Oriente Médio e Ásia Central do Itamaraty, Carlos Ceglia, segundo o site da Vice-Presidência.
A embaixadora do Brasil em Mascate, Mitzi Gurgel, acrescentou que espera que os acordos aumentem “o fluxo de intercâmbios comercial, cultural e de cooperação técnica entre os dois países”. Segundo Temer, “há uma consciência de modernidade extraordinária em Omã não apenas no desenvolvimento físico e material, mas também no cultural e social”.
Temer viajou acompanhado de empresários e representantes de entidades setoriais, como o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Marcelo Sallum, e o diretor-geral da organização, Michel Alaby. Também na segunda-feira, a Câmara Árabe assinou acordos com a Câmara de Comércio e Indústria de Omã, um de cooperação entre as duas instituições e outro para a formação de um Conselho Empresarial Brasil-Omã.
Nesta terça-feira (02), último dia da viagem, o vice-presidente visitou as instalações da mineradora Vale em Sohar, no país árabe, que conta com uma usina de pelotização de minério de ferro e um terminal marítimo. O minério exportado pelo Brasil passa pelo processo de pelotização e depois é distribuído para mercados na Ásia, Oriente Médio e África.


