São Paulo – O Brasil recebeu reconhecimento internacional por uma emissão de título ESG feita pelo Tesouro Nacional em novembro do ano passado. O País venceu, nesta semana, a categoria Emissão ESG Latino-Americana do Ano da Premiação de Títulos da América Latina, promovida pela plataforma Global Capital e entregue nos Estados Unidos. ESG significa governança ambiental, social e corporativa.
A emissão foi a primeira de um título soberano sustentável realizada pelo governo brasileiro. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Fazenda, pasta sob a qual funciona o Tesouro Nacional, a operação captou US$ 2 bilhões, com taxa de retorno de 6,50% ao ano para o investidor.
O ministério afirma que a emissão representa um novo marco, ao reafirmar o compromisso do Brasil com políticas sustentáveis, já que a alocação dos recursos captados será feita em ações que impulsionem a sustentabilidade e contribuam para a mitigação de mudanças climáticas, para a conservação de recursos naturais e para o desenvolvimento social. A pasta também informa que outra importante função da emissão foi criar referência no mercado externo para o setor corporativo brasileiro, estimulando novas emissões ESG.
ESG: Prêmio
Esta foi a primeira edição da Premiação de Títulos da América Latina. A Global Capital é uma plataforma de notícias e informações com mais de 30 anos, que, entre outras atividades, organiza e patrocina premiações.
Ouça: #Podcast 115: O que são as finanças islâmicas