São Paulo – No que depender da ministra do Turismo da Jordânia, Maha Khatib, cada vez mais turistas brasileiros vão desembarcar no país, que se esforça para mostrar ao mundo que é "muito mais do que Petra". A cidade é considerada um das Sete Maravilhas do Mundo. "Nós temos sítios arqueológicos, beleza natural com cachoeiras e desertos, turismo religioso que permite visitar lugares sagrados e queremos que os brasileiros conheçam nossa hospitalidade", disse a ministra, nesta segunda-feira (19), em São Paulo.
De acordo com a ministra, o Brasil é prioridade para o turismo na Jordânia. “O Brasil é um ótimo potencial parceiro. O brasileiro anda viajando muito pelo mundo, o país tem uma economia forte e, além disso, aqui vivem milhares de descendentes de árabes”, afirmou. “Essa é minha primeira vez no Brasil e nunca imaginei encontrar tantos semblantes familiares nas ruas, nos restaurantes. Me senti em casa”, destacou.
Durante conversa com jornalistas, a ministra contou que quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a Jordânia, em 2005, o Rei Abdullah a puxou pelo braço e disse que ela “precisava” visitar o Brasil. “Eu disse sim senhor, mas é claro. E aqui estou hoje conhecendo esse país maravilhoso”, afirmou.
A ministra passou algumas horas na sede da Associação Brasileira de Operadores de Turismo (Braztoa), onde participou de um encontro com representantes de operadoras de turismo que já comercializam pacotes para a Jordânia. Entre as sugestões apresentadas pelos empresários para intensificar o fluxo de turistas brasileiros para o país árabe, destaque para a criação de um site, guias e mapas com informações em português, treinamento de guias locais para atenderem melhor os turistas brasileiros, e ainda, campanhas publicitárias que divulguem melhor todas as atrações que a Jordânia oferece.
A ministra tomou nota de tudo e garantiu que as mudanças serão colocadas em prática imediatamente. De acordo com Maha, os jordanianos amam o Brasil e todos sabem que se trata do país do futebol e do carnaval. “Durante a Copa do Mundo, os jordanianos enfeitaram o país de verde e amarelo”, contou.
Entre os presentes estava Adel Auada, diretor responsável pelo Comitê de Turismo da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. “Nosso objetivo é apoiar as entidades profissionais que trabalham com setor, como operadoras, agências e, eventualmente, a imprensa, com contatos e informações. “Acredito que essa visita da ministra Maha resultará em muitos contatos e excelentes oportunidades de parceria”, disse.
O presidente da Braztoa, José Eduardo Barbosa, também ficou muito satisfeito com o encontro. "A conversa foi bastante proveitosa e deixou muito clara a intenção da ministra em aproximar os dois países. Temos toda a confiança de que o número de turistas brasileiros interessados em conhecer a Jordânia irá aumentar consideravelmente”, apostou.
De acordo com a ministra, em 2009 cerca de 5 mil brasileiros foram à Jordânia para fazer turismo. "O número ainda é pequeno, mas estamos investindo para melhorar esses números", afirmou. A boa notícia, segundo ela, é que nos primeiros três meses de 2010 o número de turistas brasileiros na Jordânia cresceu 158%, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
O turismo é uma das atividade mais lucrativas do país e representa 14,7% do PIB da Jordânia. Nos últimos anos o país investiu cerca de US$ 50 milhões em infraestrutura por ano e dispõem de uma verba de US$ 20 milhões para o Jordan Tourism Board, organização que promove o turismo no país e que tem uma representante no Brasil.
Beleza cinematográfica
Cenário de filmes como "Indiana Jones", "Lawrence das Arábias" e até "Transformers 2", a Jordânia usa as belezas naturais do país a seu favor para atrair turistas. "Nossa ideia é facilitar o trabalho da indústria cinematográfica. Queremos mais filmes rodados no nosso país", explicou. Além disso, outra forma de usar a indústria do entretenimento para atrair visitantes é a facilitação das locações para a gravação novelas como “Viver a Vida”, exibida recentemente pela Rede Globo, que teve cenas gravadas na Jordânia. Os monumentos de Petra, o deserto de Wadi Rum, as ruínas romanas de Jerash e de Amã serviram de locação.
A proximidade com Jerusalém e a presença de alguns dos mais importantes locais bíblicos, como o Monte Nebo, de onde Moisés viu a terra prometida, e o Rio Jordão, local de batismo de Jesus Cristo, também atraem o turista religioso e os peregrinos.