São Paulo – Produções do Brasil e da Tunísia estão entre as indicadas a melhor Filme Internacional no Oscar deste ano. Do Brasil, concorre ao prêmio “O agente secreto”, longa-metragem de Kleber Mendonça Filho que também disputa a estatueta nas categorias Melhor Filme, Ator, com Wagner Moura, e Direção de elenco, que faz sua estreia nesta edição. A premiação será realizada em 15 de março em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Com roteiro e direção da tunisiana Kaouther Ben Hania, “A voz de Hind Rajab” é ambientado em Gaza e retrata a história da garota de seis anos que morreu ao tentar fugir com sua família dos ataques de Israel ao território palestino. “O agente secreto” apresenta a história de Marcelo, um professor que deixa São Paulo rumo ao Recife para fugir do seu passado e reencontrar seu filho.
Filme do Brasil já venceu o Globo de Ouro
“O Agente Secreto” venceu em janeiro o Globo de Ouro em duas categorias: melhor ator em filme de drama, com Wagner Moura, e melhor filme em língua não-inglesa. Ao lado da produção brasileira e da tunisiana concorrem “Foi apenas um acidente” (França), “Valor sentimental” (Noruega) e “Sirât” (Espanha). O Brasil está representado no Oscar, ainda, por Adolpho Veloso, na categoria Melhor Fotografia com o filme “Sonhos de trem”.
Leia mais:
Cinco filmes sauditas para ver durante as férias


