Da redação
São Paulo – O ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil, e o secretário-geral da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), Supatchai Panitchpakdi, assinaram hoje (16) um memorando de entendimentos para a promoção do software livre. A acordo foi assinado em Túnis, na Tunísia, durante o primeiro dia da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação organizada pela ONU.
De acordo com a Unctad, o objetivo principal do acordo é promover treinamento no uso de softwares livres. O governo brasileiro tem se empenhado na difusão do uso destes programas de computador, que podem ser partilhados livremente, com sua adoção em diversos órgãos públicos. "Estes softwares têm se mostrado muito úteis na diminuição da desigualdade digital entre os países em desenvolvimento e os países industrializados", diz nota divulgada pela Unctad.
Segundo o comunicado, com o acordo, o conhecimento já desenvolvido pelo Brasil na área será partilhado com outros países que falam a língua portuguesa, por meio do treinamento de especialistas, compartilhamento de recursos e material de treinamento.

