São Paulo – Um total de 20 mil cabeças de gado estão sendo embarcadas para a Jordânia pelo Porto de Rio Grande, no Sul do estado do Rio Grande do Sul. O carregamento começou no sábado (28) e deve ser finalizado nesta terça-feira (31), segundo informações da empresa Sagres Agenciamentos Marítimos, responsável pela operação em parceria com o Estaleiro Rio Grande, por onde ocorre o carregamento.
Os animais viajarão no navio Bader III (foto acima). Segundo informações da superintendência do porto, é o maior embarque de gado vivo da história no Rio Grande do Sul. De acordo com o Porto de Rio Grande, a embarcação é especializada neste tipo de operação e conta com infraestrutura de transporte dentro dos melhores e maiores padrões para a modalidade de gado em pé, com 204 metros de comprimentos e 26,5 metros de largura, e uma capacidade para transportar até 26 mil toneladas.
O diretor superintendente do Porto de Rio Grande, Paulo Fernando Curi Estima, afirmou que é compromisso do governo do estado não deixar os portos pararem durante a pandemia do coronavírus. “Estamos ajudando na segurança alimentar, e prova disso são as exportações de gado e soja que estamos fazendo”, disse. Não é permitido o desembarque dos tripulantes do navio durante o embarque.
Segundo a nota do porto, a Sagres informou que antes de chegar ao local da atracação, o navio passou por protocolos de fiscalização e cumprimento de condicionantes pré-operacionais. Os animais enviados são, em sua maioria de raças europeias como Hereford e Angus, e as cruzas destas raças com outras Braford e Brangus, entre outros. De acordo com a nota divulgada pelo porto, são raças com padrões muito apreciados em vários mercados consumidores do Oriente Médio pela qualidade e sabor da carne.