Rio de Janeiro – O governo federal brasileiro prevê a contratação de R$ 260 bilhões em obras e projetos de infraestrutura na área de transportes até o final de 2022, através de concessões à iniciativa privada. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (28) pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (foto acima).
O ministro participou da inauguração de uma nova alça de acesso para caminhões no porto do Rio de Janeiro, por onde vão trafegar cerca de 2.600 veículos pesados por dia. Ele comentou os investimentos esperados na área de transportes até o final de 2022 e ressaltou a importância para o desenvolvimento do País.
“O programa de concessões é um acerto. Ele nos blinda da falta de recursos e nos permite fazer investimentos vultosos. A gente vai completando esses R$ 260 bilhões de transferência de ativos para a iniciativa privada, o que vai gerar uma repercussão econômica muito importante nos próximos anos”, destacou o ministro.
Entre as concessões previstas, está uma extensa malha de rodovias federais nos diversos estados do País, além da renovação do processo de rodovias já concedidas, o que deverá injetar uma grande soma de recursos no setor. Serão feitas concessões no setor portuário e será dado continuidade ao programa de concessões de aeroportos.