São Paulo – Um grupo com 15 empresas brasileiras vai participar da Middle East Stone Fair, feira voltada para rochas ornamentais, mármores e cerâmicas, que ocorre de 22 a 25 de maio em Dubai, nos Emirados Árabes. A participação do Brasil se dará em um espaço de 250 metros quadrados, com organização da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas) em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
As empresas vão levar blocos, chapas e produtos acabados para Dubai, de acordo com a gestora de Projetos na Abirochas, Roberta Britto. Serão pedras como granitos, mármores, ardósia e quartzito. No total vão ser ofertados no estande brasileiro 500 diferentes tipos de materiais, segundo Britto. As expositoras serão médias e grandes empresas com perfil exportador.
Participarão do estande Fortuna Granitos do Brasil, Nova Aurora, Santo Antônio, Monte Negro Granitos, PBA Stones, Imetane Granitos, Bramagran, Brasigran, JSM, Marbrasa, Mag Ban, Gramazini, Guidoni, Gramil e IMARF. A Câmara Árabe e a Abirochas também terão um espaço institucional comum no pavilhão brasileiro. De acordo com a gestora de Projetos da Abirochas, essa será a primeira participação coletiva de empresas do setor na feira.
A Middle East Stone Fair se originou da Big 5, feira do setor de construção que ocorre anualmente em Dubai. Em função da grande proporção que o segmento tomou na mostra, foi criada uma exposição específica para ele. “É um setor de alta demanda no mundo árabe, principalmente no Golfo”, diz o diretor geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, sobre as rochas.
O diretor da Câmara Árabe afirma que o setor de construção segue crescendo no mundo árabe. “É só ver as obras em desenvolvimento no Golfo”, afirma, citando dois grandes eventos que estão impulsionando as construções, como a Expo 2020, exposição mundial que ocorrerá em Dubai daqui três anos, e Copa do Mundo 2022, que acontecerá no Catar.
Segundo Britto, o objetivo da participação na feira é a abertura de mercado, já que o País não é grande fornecedor do produto para a região. O Brasil, é, porém, o maior exportador de granito do mundo e principal fornecedor dos Estados Unidos, país número um em consumo do produto. O segundo maior consumidor global de granitos é a China e também o Brasil é o grande fornecedor. As indústrias brasileiras tiveram receita de US$ 1,3 bilhão em exportação em 2016.
O executivo de Negócios Internacionais da Câmara Árabe, Rafael Solimeo, afirma que o Brasil tem cores de rochas que chamam a atenção dos árabes, são diferentes para eles. O executivo lembra que os produtos brasileiros estão em grandes construções nos Emirados Árabes Unidos, como no shopping Mall of the Emirates, no novo aeroporto de Abu Dhabi e no famoso hotel Burj Al Arab. Solimeo estará na Middle East Stone Fair pela Câmara Árabe.
De acordo com a gestora de Projetos da Abirochas, a feira em Dubai também será uma oportunidade para promoção e divulgação do Global Stones Congress, evento técnico-científico mundial de discussão do setor de rochas ornamentais. A edição de 2018 ocorre na cidade de Ilhéus, no estado brasileiro da Bahia.


