São Paulo – A exportação brasileira de carne bovina caiu 6% em volume e 11% em receita em janeiro sobre o mesmo mês de 2020, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (05) pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo). As vendas foram de 127.139 toneladas e a receita ficou em US$ 549 milhões.
A China e Hong Kong aumentaram as compras no mês em 62,8% sobre janeiro do ano passado, mas houve redução significativa sobre os últimos meses de 2020, quando a região elevou estoques para seu principal feriado, o Ano Novo Lunar, em fevereiro. A Abrafrigo acredita que em março as exportações voltem aos patamares anteriores.
Houve queda nas exportações para os principais destinos da carne brasileira, caso do Chile, segundo maior comprador, Egito, que é o terceiro, Israel (quinto), Arábia Saudita (sexto), Emirados (sétimo). Filipinas, quarto maior comprador, aumentou as compras, assim como a Itália, que é oitavo, e os Estados Unidos, o nono.
No caso dos árabes, o Egito adquiriu 4,5 mil toneladas no mês passado, com queda de 13,5% em relação a janeiro de 2020, a Arábia Saudita comprou 2,8 mil toneladas, com recuo de 29% na mesma comparação, e Emirados importaram 2,7 mil toneladas, uma diminuição de 24,7%.