São Paulo – Bustiês, cinturões, saias e vestidos. Estas peças típicas da dança do ventre há dez anos são exportadas do Brasil para a França pelo ateliê Odalisca Costumes, de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Criado pelo argentino Julio Tafforelli, o ateliê produz roupas em mais de vinte estilos diferentes para os mais variados gostos das bailarinas da dança árabe.
Tafforelli não é estilista, mas engenheiro químico. Ele começou a se interessar pela dança do ventre quando participou de um seminário de pedagogia artística. Desde então, decidiu dedicar-se à criação de roupas para dançarinas.
Ele desenha as peças e conta com a colaboração de duas bordadeiras para realizar o trabalho de costura. “Confecciono, coloco na internet e, quem quiser comprar, as peças estão disponíveis para pronta entrega.”
Mesmo com um negócio pequeno, o engenheiro mantém as exportações para uma boutique especializada em roupas para dança do ventre em Paris. Já foram mais de 500 peças enviadas. O ateliê também já realizou vendas para Portugal, Japão, Argentina, Estados Unidos e Espanha.
Por trabalhar sozinho, Tafforelli diz ter dificuldades em expandir seus negócios para atingir mercados mais especializados em seu ramo, como os países árabes, mas ele revela que trabalha com prazer na criação das roupas. “O intuito é criar artisticamente, para uma satisfação pessoal.”
Para manter-se atualizado com as tendências da moda de dança do ventre, Tafforelli mantém contato com diversas bailarinas internacionais, por meio de redes sociais, nas quais detecta os modelos que deverão fazer sucesso com as brasileiras.
“Agora, está saindo uma roupa nova, uma saia sem cinturão. São saias mais elásticas, com tecidos que podem ser bordados”, revela. Para comprar as roupas, a cliente precisa enviar apenas as medidas do busto, quadril e cintura.
Contato
Odaliscas Costumes
Tel.:+55 11 3422-9135
E-mail: odaliscascostumes@gmail.com
Site: www.odaliscascostumes.com

