São Paulo – De janeiro a setembro de 2019 o valor gerado pelo que o Brasil exportou ao mercado árabe foi de US$ 9,3 bilhões, alta de 13,2% sobre o mesmo período de 2018. Já a importação brasileira de produtos árabes somou US$ 5,2 bilhões, e teve queda de 1,5%. Os dados são do relatório da Inteligência de Mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
O saldo comercial das vendas entre as duas regiões foi favorável ao Brasil e cresceu 39% frente ao mesmo período de 2018. O valor chegou a US$ 4,2 bilhões. Ainda no acumulado dos nove meses, a corrente comercial foi de US$ 14,5 bilhões, aumento de 7,5%.
De acordo com o relatório, quatro países responderam pela maior parte do valor comercializado entre Brasil e árabes nesse ano. São eles a Arábia Saudita, com corrente comercial de US$ 3,2 bilhões; Emirados Árabes Unidos, US$ 2,1 bilhões; Argélia, US$ 2,1 bilhões; e Egito, US$ 1,7 bilhão.
Já as nações com as quais o Brasil teve maior aumento em sua corrente comercial no período foram a Mauritânia, com alta de 163%, a Líbia, crescimento de 115%, as Ilhas Comores, mais 74%, e o Bahrein, com crescimento de 71%.
Recordes em setembro
Na receita da exportação brasileira aos árabes no mês, houve queda de 12% em relação a setembro do ano passado. O valor ficou em US$ 1 bilhão.
O relatório da Inteligência de Mercado da Câmara Árabe informou, ainda, que houve recordes entre os embarques do Brasil. Os produtos enviados aos países árabes que tiveram melhor seu desempenho neste mês de setembro foram zinco, minérios de alumínio e sementes de gergelim.
Já as vendas do bloco ao Brasil também apresentaram os melhores resultados em produtos como fios de alumínio e alhos.