Marina Sarruf
São Paulo – O Brasil vai promover um festival de frutas nacionais nos Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita no próximo ano. A exemplo do que ocorreu na Polônia, Portugal e Espanha, no ano passado, os supermercados da rede Carrefour dos dois países árabes criarão espaços para degustação e divulgação das frutas brasileiras.
O projeto, chamado de Brazilian Fruit Festival, começou a ser implementado no ano passado e percorrerá 18 países da Europa, Oriente Médio, Ásia e Américas até o final de 2006.
Além do festival, ainda neste ano uma missão de empresários e técnicos vai promover as frutas brasileiras na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Líbano e Catar em maio. O projeto faz parte de um acordo assinado ontem (25) entre o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) e a Agência de Promoção das Exportações Brasileiras (Apex-Brasil) com o objetivo divulgar as frutas produzidas no Brasil no mercado árabe, sudeste asiático e leste europeu. Serão investidos R$ 13,3 milhões.
"Os países árabes são um mercado extraordinário. Nosso objetivo é investir na região e conseguir parcerias para empresas brasileiras", afirmou o presidente do Ibraf, Moacyr Saraiva Fernandes. Segundo ele, o Ibraf vai aproveitar a ida de empresas nacionais à feira de alimentação Saudi Food, de 22 a 26 de maio, na Arábia Saudita, para organizar um encontro entre empresários brasileiros com autoridades árabes.
"Vamos expor na feira alguns produtos como frutas, sucos e polpas e ao mesmo tempo vamos manter contato com autoridades portuárias, aeroportuárias, alfandegárias, traders e compradores das grandes redes de varejo", disse Fernandes.
De acordo com Fernandes, esse encontro servirá para prospecção de mercado. "Vamos sentar numa mesa e ver quais são as frutas que podem ser exportadas, ver as tarifas alfandegárias, entre outros assuntos", explicou.
O presidente do Ibraf afirmou que os países árabes têm potencial para importar não só as frutas frescas, mas os derivados, como sucos, drinks não alcoólicos, polpas congeladas e néctar de frutas. "São países que têm uma temperatura média muito alta e por motivos religiosos não consomem bebidas alcoólicas, então eles estão cada vez mais abertos a consumir os nossos sucos e drinks de frutas", completou.
Meta de exportação
A meta de exportação de frutas brasileiras para este ano é de US$ 546,8 milhões, um aumento de 20,4% em relação ao valor exportado em 2004. Um dos objetivos do acordo entre a Apex e o Ibraf é ampliar o número de produtos na pauta de exportações, com a inclusão de frutas cítricas, melancia, caqui, carambola e frutas de clima temperado.
Segundo informações do Ibraf, as exportações de frutas frescas brasileiras passaram de US$ 120 milhões, em 1998, para US$ 370 milhões, no ano passado, um crescimento de 208% em seis anos. Atualmente o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, superando 38 milhões de toneladas.