São Paulo – Os visitantes que passarem pelo pavilhão brasileiro na feira do setor de saúde Arab Health, que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 27 a 30 de janeiro de 2014, concorrerão a prêmios, como uma viagem para o Brasil para assistir à final da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no dia 13 de julho, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
A participação do Brasil na feira Arab Health acontece em parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
“A Abimo assinou um memorando de cooperação com a organizadora da Arab Health para premiar com uma viagem à final da Copa do Mundo um visitante da feira interessado em comprar produtos brasileiros”, explica Clara Porto, Coordenadora de Promoção Comercial da Abimo.
A organização da feira custeará as passagens aéreas e a campanha de marketing da promoção. As outras despesas da viagem serão bancadas pela Abimo.
“A promoção foi pensada para direcionar o fluxo de visitantes para o pavilhão brasileiro. Toda a campanha de marketing promovida pela organização da feira está divulgando a localização do pavilhão”, destaca Porto.
Mas não são todos os visitantes que concorrerão à viagem. Somente os profissionais de negócios poderão participar da promoção. Porto conta que a feira recebe cerca de 115 mil visitantes por edição. Destes, cerca de 90 mil são pessoas que vão ao evento para fazer negócios, os demais são profissionais de saúde ou palestrantes.
As empresas
No próximo ano, o pavilhão do Brasil na Arab Health terá 40 empresas. Entre os produtos que serão apresentados estão implantes ortopédicos, neurológicos e de silicone, incubadoras, aparelhos respiratórios, produtos para laboratório e eletro-cirurgia, aparelhos para fisioterapia e outros.
Das companhias que estarão no evento em janeiro, três delas irão à Arab Health pela primeira vez: Sincron (aparelhos de chamada de enfermaria), Russer (instrumentos cirúrgicos) e Silmag (cateteres, cânulas e tubos de drenagem).
“É uma feira que utilizamos para alcançar todo o mercado do Oriente Médio”, destacou Porto sobre a Arab Health, lembrando que a mostra abre oportunidades não só para vendas nos Emirados, mas em toda a região. Segundo a coordenadora da Abimo, o Oriente Médio “continua sendo um mercado foco” para os produtos de saúde brasileiros.
Em janeiro deste ano, quando ocorreu a última edição do evento, as empresas brasileiras fizeram cerca de 2,6 mil contatos com clientes de 74 países. “A maioria destes contatos foi com países do Oriente Médio, como Arábia Saudita, Emirados, Egito, Marrocos, Irã, Iraque, Líbia, Jordânia e Síria”, relata Porto.
Durante a feira, as companhias nacionais fecharam US$ 1,5 milhão em negócios com expectativas de vendas de mais US$ 10,825 milhões para os 12 meses seguintes em decorrência de contatos feitos na Arab Health.
Hoje, explica Porto, os principais concorrentes do Brasil não são países como Estados Unidos ou Alemanha, que já são líderes em vendas no setor hospitalar. “Nossos principais concorrentes são empresas de países que estão no mesmo patamar tecnológico que o nosso, como Coreia do Sul e China”, diz a executiva. Com a Coreia o Brasil concorre em qualidade, com a China, em preço.
Para os países árabes, no entanto, não é o custo dos produtos que importa. “Os mercados do Oriente Médio prezam qualidade. A CE (europeia) e a FDA (norte-americana) são certificações que muitos países árabes têm exigido hoje. Não é só um critério desejável, chega a ser mesmo uma exigência”, ressalta.
Exibição Odontológica
O Brasil também terá um pavilhão na International Dental Conference & Arab Dental Exhibition (AEEDC), que acontece de 04 a 06 de fevereiro, em Dubai, voltada para odontologia. Este ano, serão 15 empresas nacionais com produtos como cadeiras, instrumentos, implantes odontológicos, modelos, cimentos para obturação e material de consumo odontológico (pastilhas, fio-dental, etc.), entre outros.
Na edição deste ano, as participantes brasileiras da AEEDC tiveram 730 reuniões durante a feira e fecharam US$ 1,121 milhão em vendas no evento. A expectativa de negócios em decorrência da exposição para os 12 meses seguintes foi de US$ 200 milhões.
Segundo dados da Abimo, em 2012, o Brasil exportou US$ 14,17 bilhões em produtos de saúde ao Oriente Médio. Até julho deste ano, as vendas externas do setor para a região alcançaram US$ 7,98 bilhões.


