São Paulo – Em sua primeira participação institucional com um pavilhão, o Brasil fechou US$ 1,6 milhão em negócios no Salão Internacional de Agricultura no Marrocos (SIAM), que se encerrou neste domingo (07) em Meknés. A expectativa dos expositores é de comercializar mais US$ 25,4 milhões nos próximos 12 meses, segundo a adiada agrícola do Brasil no Marrocos, Ellen Elizabeth Laurindo.
No total, 12 empresas brasileiras participaram do espaço. Foram apresentados por lá produtos como açaí, cupuaçu, bovinos vivos, carne de frango, tilápia, queijos, cafés, geleias, pimentas e pulses. Além de produtos alimentícios, também foram apresentados máquinas agrícolas, fertilizantes e produtos de irrigação.
Entre as marcas presentes, Cristina Fonseca Silva representou três companhias. A executiva expôs e apresentou produtos da Nelly Cafés, Agroexport e Biospicesfood. A primeira marca é focada em café, a segunda em bovinos vivos e a terceira comercializa pimenta-do-reino.
Segundo Silva, café e gado vivo foram alguns dos produtos que mais se destacaram no evento. “Das três companhias que represento, duas já exportam para o Marrocos. A participação foi positiva. O valor de negócios fechados soma em torno de US$ 300 mil, mas há outros negócios promissores ainda abertos com alguns ajustes”, apontou ela, sobre a expectativa de vendas de até US$ 3,5 milhões para gado vivo, por exemplo.
A adida agrícola lembra, ainda, que a participação brasileira destacou produtos novos para o mercado local. “Desconhecido pela maioria dos marroquinos, o açaí foi bastante procurado, até pelo ministro da Agricultura do Marrocos, Sr. Mohammed Sadiki, que esteve exclusivamente no Pavilhão do Brasil para provar a iguaria amazônica. Os molhos de pimenta e a pimenta-do-reino também foram bastante demandados, com grande expectativa de negócios”, afirmou ela em entrevista à ANBA.
Açaí
A iguaria amazônica, citada pela adida, é o carro-chefe da Yolo Açaí. A marca apresentou também outros produtos na feira marroquina, como creme de cupuaçu, creme de maracujá e um creme de chocolate 60% cacau, que é também vegano.
Esta é a primeira vez que a marca expõe no Salão Internacional de Agricultura no Marrocos. “Foi um dos estandes que mais fez fila, que mais teve pessoas perguntando sobre o produto, pois foi indicado por quem já havia passado e provado. Nós viemos para fazer negócio, mas também para apresentar o açaí para o Marrocos, um dos únicos países que ainda não conhecia esta nossa fruta brasileira. Missão cumprida. Agora é trabalhar para enviar o primeiro contêiner para o Marrocos e distribuir pelo país todo”, revelou Alan Ricardo Fortes, diretor da Yolo, que remete à frase “You only live once”.
Para promover a degustação, a marca levou 70 quilos de açaí para as terras marroquinas. A Yolo agendou, para esta semana, três reuniões na cidade de Casablanca com empresários que se interessaram pelos produtos. “Ainda não exportamos para o Marrocos, queremos em breve fazê-lo. Exportamos para Estados Unidos, Portugal e Dubai, estamos em busca de novos países”, disse o diretor.
A marca tem nove anos e várias lojas de franquia na cidade de São Paulo. A meta da empresa é encontrar um distribuidor que possa trabalhar com pontos com autosserviço, o food service, o atacado e, posteriormente, até mesmo para levar as franquias também ao Marrocos.
A Câmara de Comércio Árabe Brasileira esteve representada na feira pela diretora de Relações Institucionais, Fernanda Baltazar.