São Paulo – O Brasil doou mais de 300 mil toneladas de alimentos para 35 países pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas desde 2011, segundo dados informados pelo Itamaraty na última semana. De US$ 1 milhão doado em 2007, as contribuições passaram a US$ 75 milhões no ano passado, o que tornou o País um dos maiores colaboradores do programa da ONU.
"Após a renovação do compromisso brasileiro, por duas vezes, as doações de alimentos vão continuar em 2012 e 2013. Países como a Bolívia, Burundi, Congo (RDC), Etiópia, Gâmbia, Honduras, Uganda, Moçambique, Níger, Senegal e Zimbábue deverão receber em torno de 90 mil toneladas de arroz até o final deste ano", diz o ministro Milton Rondó, coordenador-geral das Ações Internacionais do Combate à Fome (GCFome) do Itamaraty.
Neste domingo, 19 de agosto, é o Dia Mundial de Ação Humanitária. O Brasil, segundo o Ministério de Relações Exteriores, reduziu a desnutrição e tirou mais de 30 milhões de pessoas da pobreza na última década pelo Programa Fome Zero. Segundo Rondó, as políticas sociais brasileiras tem sido um modelo para países em desenvolvimento.

