São Paulo – A participação brasileira chamou atenção no 3º Fórum da Federação dos Empresários Árabes que aconteceu nesta semana em Beirute, no Líbano. O tesoureiro da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Nahid Chicani, fez uma palestra sobre as relações econômicas e migratórias entre o mundo árabe e o Brasil, tema que despertou interesse entre os participantes, homens de negócios da região. “Vários me disseram ao final da palestra ter interesse de visitar o Brasil a negócios”, contou Chicani em entrevista por telefone à ANBA.
Chicani falou sobre a grande colônia árabe que há no Brasil, como os nove milhões de libaneses e descendentes, as influências que eles tiveram no desenvolvimento do país, e contou aos participantes também sobre o bom momento da economia brasileira, com a perspectiva de realização da Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016, o tamanho das exportações e da população. “Eles ficaram surpresos de saber que temos nove milhões de libaneses e descendentes no Brasil”, afirmou Chicani.
Também chamaram a atenção, segundo o tesoureiro, as dimensões do Brasil. Chicani foi procurado, ao final de sua apresentação, por empresários de vários países árabes, desde Líbia até Kuwait e do próprio Líbano, interessados em saber mais sobre o Brasil. O representante da Câmara Árabe, que participou do fórum juntamente com o diretor da entidade, Mustapha Abdouni, também falou das atividades da Câmara Árabe e ressaltou algumas ações, como por exemplo, a organização de um jantar em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O fórum ocorreu na quinta-feira e sexta-feira no espaço para conferências do Habtoor Grand Hotel. De acordo com Chicani, cerca de 400 empresários participaram do encontro no primeiro dia e um pouco mais de 200 acompanharam as atividades do segundo dia. O tesoureiro da Câmara Árabe afirma que a participação brasileira, e também a turca, outro pais não árabe convidado para o evento, teve muita ênfase.
A presença brasileira foi ressaltada pelo vice-presidente e secretário-geral da Federação dos Empresários Árabes, Thabet A. Taher, que presidiu o painel no qual Chicani foi palestrante, e pelo presidente da organização, Hamdi Tabba’a. O presidente da Federação, inclusive, leu para o público de empresários a carta enviada pelo presidente da Câmara Árabe, Salim Taufic Schahin, que não pôde comparecer ao encontro.

