São Paulo – A cadeia produtora de genética avícola brasileira lançou nesta quarta-feira (28) sua nova marca para promoção internacional, a Brazilian Breeders. A marca é fruto da parceria entre a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e os produtores do setor. A marca vai englobar empresas brasileiras que atuem visando o mercado de ovos e o de carne de frango.
O lançamento ocorreu durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs), que segue até esta quinta-feira (29), em São Paulo. Segundo Francisco Turra, presidente da ABPA, a expectativa é que a exportação de genética cresça 15% neste ano. E mais ainda em 2020, com uma meta de elevar em 30% os embarques brasileiros do produto.
O Oriente Médio representou 29% do mercado de exportação de material genético avícola do Brasil de janeiro a julho de 2019. A fatia é 4% maior do que no mesmo período de 2018. “Os países árabes são importadores e queremos que eles também vejam esse filme [de promoção da nova marca]. Muitos deles já importam material genético do Brasil porque confiam não só na carne, mas também na produção [de genética] que tem aqui”, afirmou à ANBA Ricardo Santin, vice-presidente e diretor de Mercados da ABPA.
Para Ivan Lauandos, presidente da empresa Aviagen para a América Latina, a nova marca vai ampliar uma imagem que o Brasil já possui. “O Brasil em qualquer produto da avicultura é conhecido como alta qualidade, excelente biossegurança. O conceito nosso é muito bom mundo afora. Eu acho que o Brazilian Breeders é uma passo a mais na promoção do material genético brasileiro. É um grande passo esse trabalho feito entre as empresas, a ABPA e a Apex para fortalecer a imagem do produto brasileiro”, afirmou ele à ANBA logo após o lançamento.
A Aviagen atua com genética avícola e tem sede nos Estados Unidos, mas 14 de suas unidades estão localizadas no Brasil. A empresa tem, hoje, 63% de participação da produção nacional de genética avícola voltada para frango de corte. “O que fazemos aqui [no Brasil] é a reprodução. Recebemos as bisavós e chegamos até a matriz e o frango. Aqui não temos melhoramento genético – feito apenas na Europa e Estados Unidos”, explicou.
“Sempre enxergamos o Brasil como supridor da América Latina juntamente com os Estados Unidos e como ‘backup’ se houver algum problema no supridor primário do Oriente Médio – porque é muito longe a logística. Mas muitos clientes nossos mandam ovos férteis para o Oriente Médio, então indiretamente estamos exportando através dos nossos clientes”, detalhou Lauandos.
De acordo com Ricardo Santin, a ABPA começará a trabalhar a marca Brazilian Breeders já nos próximos eventos internacionais, incluindo feiras em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A primeira promoção internacional deve ser durante a Anuga, que ocorre na Alemanha em outubro.
Serviço
Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura
Das 11h às 17h – 29 de agosto
Parque Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana – São Paulo
Mais informações: http://www.siavs.com.br/