São Paulo – O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, anunciou nesta segunda-feira (23) a criação de um selo “Brasil Agro: Food for Nature”, no Global Agribusiness Forum (GAF), evento que ocorre até esta terça-feira (24) em São Paulo. De acordo com informações publicadas no site do fórum, o objetivo do selo é ser uma certificação sustentável para os produtos agrícolas brasileiros comercializados no exterior.
Os primeiros produtos com o selo devem chegar ao mercado em outubro. Por meio de um código de barras, o consumidor poderá saber mais informações sobre a origem e a rastreabilidade da mercadoria.
O ministro disse também que a produção brasileira de grãos deverá crescer 30% nos próximos dez anos. A safra pode chegar a 302 milhões de toneladas no ciclo 2027/2028. Já a produção de carnes poderá avançar 27% no mesmo período, para 35 milhões de toneladas.
Na seara das exportações, o ministro afirmou os embarques de grãos poderão atingir 139 milhões de toneladas em dez anos, contra 102 milhões de toneladas atualmente. As vendas externas de carnes deverão avançar de 6,5 milhões para 8,8 milhões de toneladas no mesmo período. “Em 2027/28, queremos que o Brasil tenha 10% de participação do comércio agropecuário mundial”, afirmou Maggi, segundo o site do GAF.
Ainda no fórum, a consultora da Pricewatherhouse Coopers, Paula Malvestio, declarou a demanda mundial por alimentos deverá crescer 70% até 2050, especialmente em grandes economias emergentes como China, Índia, Brasil, Rússia, Indonésia e Turquia.