São Paulo – Estudantes brasileiros subiram 163 vezes ao pódio na última edição dos Jogos Mundiais Escolares, chamados oficialmente de ISF Gymnasiade, que se encerraram no Bahrein na quinta-feira (31). Nota do Ministério dos Esportes do Brasil informa que a delegação nacional conquistou 52 ouros, 61 pratas e 50 bronzes, ficando em primeiro lugar no quadro de medalhas pela segunda vez seguida.
Participaram da maior competição estudantil do mundo estudantes de 71 países. Eles disputaram 26 modalidades. “Tenho muito orgulho dos resultados alcançados pelos nossos atletas estudantis. O desporto escolar é a base, fundamento importante para a formação de um alicerce futuro para a carreira esportiva. Parabéns para toda a delegação brasileira”, disse o ministro do Esporte, André Fufuca.
O Ministério do Esporte aportou aproximadamente R$ 2 milhões, via Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), responsável pela delegação brasileira, para a participação dos atletas na competição. A próxima Gymnasiade será em 2025, no mês de abril, em Belgrado, na Sérvia, e terá atletas da categoria sub-15. A competição no Bahrein foi sub-18 e a anterior, no Rio de Janeiro, sub-15.