São Paulo – A Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Erva-mate (Abimate) vai, pela primeira vez, promover o chá-mate no mercado árabe. A ação inicial será a participação da entidade na Gulfood, feira de alimentos que será realizada em Dubai de 21 a 24 de fevereiro. “Queremos fazer com que o mercado árabe passe a ser o segundo maior mercado brasileiro”, afirmou o gerente do Projeto Setorial Integrado (PSI) de Erva-mate, Heroldo Secco Junior.
O Brasil ainda não exporta a erva-mate aos árabes, mas o produto brasileiro já é embarcado para cerca de 30 países. No ano passado, as vendas somaram US$ 42,7 milhões, equivalente a 31 mil toneladas. Países da América do Sul, Europa e os Estados Unidos foram os principais destinos.
De acordo com Secco, a abertura do mercado árabe pode representar um acréscimo de US$ 4 milhões ao ano para os exportadores brasileiros. “É um mercado com enorme potencial”, disse o gerente. O estande da Abimate na Gulfood vai oferecer aos visitantes diversos produtos, como chá-mate verde, tostado, chá-mate com sabor de menta, hortelã, chocolate, jasmim e até um refrigerante de chá-mate.
O PSI de Erva-mate representa 15 empresas exportadoras da Abimate, que desde o ano passado vêm participando de feiras no exterior. Atualmente, o Brasil é o maior exportador mundial de erva-mate e tem capacidade e potencial de crescer ainda mais no mercado externo. O PSI é um projeto da Abimate em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
Segundo Secco, além dos Emirados, países como a Síria e o Egito apresentam forte potencial para o chá-mate brasileiro. A Síria, por exemplo, é uma tradicional importadora de erva-mate da Argentina, com importações de cerca de US$ 20 milhões ao ano.
Para atrair e divulgar a erva-mate, a Abimate mandou convites para diversos importadores e vai colocar anúncios em revistas internacionais. Ainda no primeiro semestre, a entidade participa de feiras na Alemanha e Estados Unidos.
Brasil na Gulfood
O Ministério da Agricultura e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira vão levar 12 empresas à feira Dubai para expor no pavilhão do Brasil. Participam ainda, com estandes próprios, entidades dos setores de carnes e de frutas, além de outras companhias do ramo de alimentos.