São Paulo – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) está organizando uma missão empresarial para o Norte da África, que passará pela Argélia e pelo Egito, de 21 a 27 deste mês. Nestes países, as empresas brasileiras irão participar de rodadas de negócios e visitas técnicas. A missão tem o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e ainda há vagas para companhias nacionais interessadas em participar.
“É uma missão multissetorial, que inclui [as áreas de] alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos e casa e construção. Algumas associações de indústrias também demostraram interesse em participar para facilitar o trânsito de mercadorias”, contou Rafael Prado, coordenador de Promoção de Negócios da Apex-Brasil.
Segundo ele, a missão será composta de 15 a 20 empresas brasileiras. “A expectativa de geração de negócios é de US$ 20 milhões”, revelou. “Estamos focando na Argélia e no Egito e vamos custear a ida de compradores da Tunísia para a Argélia para encontrar com os empresários [brasileiros]”, destacou Prado.
No total, 50 compradores árabes participarão das rodadas. Cada empresa nacional deverá conversar com no mínimo seis destes importadores. Nas visitas técnicas, as companhias brasileiras passarão por supermercados e também por fábricas de máquinas e equipamentos nos dois países.
De acordo com Prado, Argélia e Egito foram apontados como mercados-alvo por um estudo feito para a elaboração do Plano Nacional de Exportações, lançado em junho deste ano pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Armando Monteiro. “São países em crescimento, que importam muitos alimentos do Brasil. Em 2014, alcançamos a segunda posição como fornecedores de alimentos e bebidas ao Oriente Médio”, explicou Prado. Neste quesito, o Brasil fica atrás apenas da Índia.
Além dos países por onde passará a missão, Prado diz que o Marrocos é outra nação árabe do Norte da África que interessa ao mercado brasileiro. “O Marrocos está no nosso radar. Devemos fazer um trabalho com o Marrocos em 2016”, afirmou.
As empresas brasileiras que queiram integrar a missão deverão entrar em contato com a Apex-Brasil para participar de uma seleção. Entre os critérios analisados estão o fato de a companhia já ter negócios na região, se ela tem website bilíngue e se possui as certificações necessárias para exportar para aqueles países. O contato dever ser feito com Carla Rodrigues ou Rafael Gratão pelo e-mail apexbrasil@apexbrasil.com.br.


