São Paulo – Começa nesta quinta-feira (14) em Damasco, na Síria, a 14ª edição da International Healthcare and Medical Exhibition, feira de produtos médicos realizada anualmente no país árabe. De acordo com a organização do evento, pelo menos 55 empresas de 29 países deverão participar dos três dias da mostra. Outra exposição do setor de saúde é realizada junto com a Healthcare, a Dentalcare, que apresenta as novidades de produtos e aparelhos odontológicos.
Duas empresas brasileiras que já exportam para os países árabes vão participar da Healthcare: a Impol, especialista em produtos ortopédicos, e a Fanem, que produz equipamentos neonatais. A proposta é aumentar a participação nos mercados do Oriente Médio. A Fanem, por exemplo, abriu no começo deste ano um escritório na Jordânia. A empresa exporta para mais de 90 países, mas o Oriente Médio ultrapassa 45% das suas vendas para o exterior. Os principais produtos vendidos aos países árabes são incubadoras, berços aquecidos e equipamentos de fototerapia.
A Healthcare é promovida pelo Arabian Group, empresa que promove feiras na capital síria. O gerente internacional de marketing do Arabian Group, Eyad Thamis, diz que a presença de empresas brasileiras no evento é importante para as relações bilaterais entre os países. "As empresas do Brasil trazem produtos importantes para cá. E podem encontrar boas oportunidades no evento. Além disso, os países podem estreitar seu relacionamento e fazer mais negócios. O Brasil é um parceiro importante", afirma.
É em busca de parceiros comerciais na região que está a Impol, uma das empresas expositoras na feira. Fundada em 1977, a companhia de Diadema, na Grande São Paulo, produz equipamentos ortopédicos, especialmente para casos de tumores ósseos. A Impol está investindo US$ 7 mil na sua segunda participação na Healthcare. Dois funcionários da empresa estão na Síria. Segundo a gerente de exportações da Impol, Margarete Nacajune, o objetivo é ampliar a visibilidade da empresa na região, fazer novos contatos e fechar contratos. As exportações, afirma Margarete, representam de 35% a 45% da receita da Impol.
A empresa tem forte atuação na Síria, Líbano, Jordânia, Iraque, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Líbia, Egito, Irã e Sudão, mas pretende ampliar a quantidade de companhias e países compradores de seus produtos. "Futuramente será feito um trabalho que cobrirá a distribuição para demais países árabes como Argélia, Kuwait, Qatar, Bahrein, enfim todos os países do Oriente Médio e África, estreitando os contatos com os distribuidores da região", diz Margarete.
O estande brasileiro é organizado pelo Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Itamaraty, com apoio da embaixada do Brasil em Damasco e da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que enviou dois funcionários ao evento.
O setor brasileiro de saúde movimentou R$ 8,2 bilhões no ano passado, conforme dados da Associação Brasileira de Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratório (Abimo). O setor espera crescer 7% este ano e faturar R$ 8,75 bilhões em 2011, segundo a previsão da Abimo.