São Paulo – Um público de 203 milhões de pessoas, com desemprego em queda e renda salarial em crescimento. É neste mercado consumidor que os expositores árabes que estarão na feira Apas apresentarão seus alimentos. A mostra será realizada entre 13 e 16 de maio em São Paulo. As oportunidades de negócios no setor e os detalhes do estande da Câmara de Comércio Árabe Brasileira no evento foram apresentados nesta terça-feira (23) no seminário virtual sobre a mostra.
No encontro, o economista da Câmara Árabe, Sotirios Ghinis, apresentou alguns dados locais para os expositores que virão para a mostra: um público de 203 milhões de pessoas e aumento médio de 7,2% na renda dos brasileiros, para o equivalente a US$ 615,41 por mês em 2023.
“Este conjunto de fatores faz com que a indústria de alimentos e bebidas seja otimista para a demanda futura de alimentos e bebidas”, disse Ghinis. Ele observou, porém, que os preços no Brasil estão elevados, o que, por outro lado, é um desafio ao exportador. “Ao mesmo tempo, o aumento do preço dos alimentos limita um pouco o otimismo porque os brasileiros são muito sensíveis aos preços”, disse.
Supermercados são o maior canal de distribuição de alimentos e bebidas do Brasil, com um total de 55,5% de participação de mercado. São seguido pelos “atacarejos”, modelo de lojas que reúne vendas em atacado e varejo a preços menores, responsáveis por 33,5% do mercado, depois pelo atacado (4,9%) e, com menos de 1% de participação, farmácias, lojas de conveniências e e-commerce. Sempre de acordo com os dados apresentados por Ghinis, os países árabes podem explorar mais este potencial no Brasil: em 2023, o Brasil importou US$ 12,6 bilhões em alimentos e bebidas. Dos países árabes foram importados US$ 123,58 milhões.
Leia mais:
Conselho egípcio estuda novos setores para vender ao Brasil
Tunisianos apostam em azeite orgânico para entrar no Brasil
Head da área de Consultoria Internacional da Câmara Árabe, Karen Mizuta afirmou aos participantes do seminário que, em paralelo à Apas, a Câmara Árabe está organizando para os expositores visitas técnicas a supermercados, lojas segmentadas do setor de alimentos e entrepostos de comercialização de alimentos e bebidas. Além disso, está previsto um coquetel de networking com potenciais parceiros comerciais no Brasil e um evento na Câmara Árabe.
Apas Show reúne grandes companhias do mercado
A Apas Show é a feira do setor organizada pela Associação Paulista de Supermercados. Anualmente, reúne grandes empresas de alimentos e bebidas. A Câmara Árabe vai participar da mostra com dois estandes, um no pavilhão Branco e outro no pavilhão Azul do complexo de exposições Expo Center Norte, em São Paulo.
No pavilhão Branco, haverá empresas expositoras de alimentos do Egito e da Tunísia. No azul, haverá companhias também de Emirados Árabes Unidos, Iraque e Líbano, além do Egito e da Tunísia. No total, 16 potenciais fornecedores dos países árabes estarão nos estandes da Câmara Árabe na Apas Show. “Esta é uma oportunidade ímpar de fazer negócios com os brasileiros e uma oportunidade que representa a essência da Câmara Árabe, que é conectar brasileiros e árabes”, afirmou o diretor de Novos Negócios da Câmara Árabe, Estevão de Carvalho.
Na apresentação virtual desta terça-feira, os departamentos de Marketing e de Eventos também apresentaram aos expositores detalhes referentes à sua atuação na feira e informações de deslocamento em São Paulo. Ghinis reforçou aos expositores que precisam obter licenças e certificados para trazer seus produtos ao Brasil, inclusive amostras. Mais informações estão disponíveis neste e-mail comercial@ccab.org.br
Saiba mais sobre a Apas aqui