São Paulo – Empresas brasileiras estiveram na maior feira de cosméticos e beleza da África. A Cosmetista Expo North & West Africa aconteceu entre os dias 27 e 30 de maio e foi a sexta edição do evento, que ocorreu nos pavilhões da Feira Internacional de Comércio de Casablanca, cidade portuária do Marrocos.
A missão dos brasileiros foi organizada pela Beautycare Brazil, projeto que promove o setor brasileiro de cosméticos e higiene pessoal no exterior, e é feito em parceria pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A participação na feira também teve parceria com a Embaixada do Brasil em Casablanca. “O mercado de cosméticos no Marrocos é promissor, e eles amam os cosméticos do Brasil”, contou à ANBA a adida agrícola do Embaixada do Brasil em Casablanca, Ellen Elizabeth Laurindo.
No total, foram oito marcas brasileiras, que fazem parte do projeto setorial, e estiveram no evento. Cinco delas, expuseram seus produtos em no Pavilhão do Brasil. Foram elas, a Agilise Cosméticos, Brazil Cosmetics, Brazilian Secrets Hair, FitCosmetics e Sweeteez Professional. Já a Sarah K Professional, Private Cosméticos e Embelleze, marcaram presença no evento através de parceria com distribuidores locais.
Segundo o Beautycare Brazil, foram realizadas 329 reuniões de negócios que geraram um total de US$ 615 mil em vendas internacionais, com expectativa de mais US$ 2.2 milhões para os próximos 12 meses.
“Considerando que este é um dos principais eventos do setor no continente africano e a primeira participação de um grupo brasileiro na feira, entendemos que alcançamos ótimos resultados e os expositores estão com expectativas de crescimento de negócios. Foi uma feira bastante desafiadora em relação às questões operacionais, mas a presença das marcas brasileiras assim como o apoio dos nossos parceiros, da equipe da Embaixada e o interesse dos visitantes em nossos produtos demonstram que estamos construindo um novo caminho para ampliação de nossas exportações”, disse Tiago Milani, Coordenador de Negócios Internacionais da Abihpec, em nota.