São Paulo – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) divulgou nesta sexta-feira (01) o balanço de negócios fechados por empresas brasileiras durante a Gulfood, feira realizada em Dubai, nos Emirados. No evento, as 79 empresas que expuseram em espaço organizado pela agência movimentaram mais de US$ 1,451 bilhão, incluindo o que será concluído nos próximos 12 meses.
O montante deste ano supera em US$ 10 milhões a participação brasileira em 2018, quando a agência levou 95 empresas a Dubai – 16 a mais do que em 2019. Neste ano, segundo a Apex, a estratégia foi focar em empresas com grande capacidade exportadora, por isso o número reduzido de participações.
O retorno obtido pelo Brasil veio, principalmente, do setor de carnes, que superou US$ 988 milhões. Logo após, vieram os grãos e alimentos industrializados, que ultrapassaram a cifra de US$ 236 milhões. Já o setor de bebidas registrou US$ 3,75 milhões no total. Para a Apex, o desempenho deste ano reforça a percepção da qualidade dos produtos brasileiros na região.
O valor não inclui os negócios fechados por empresas brasileiras que participaram em espaço organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e por companhias que tiveram estandes individuais e separados na mostra.