Por Mirian Aguirre*
Multiculturalidade é uma das marcas do Brasil. Desde as correntes imigratórias do final do século XIX e começo do século XX e as levas mais recentes de imigrantes, o País tem oferecido contínua acolhida aos povos estrangeiros.
A partir dos saberes dos povos originários locais somados aos conhecimentos e tradições vindas do exterior, o povo brasileiro foi sendo esculpido no decorrer de sua história e o resultado é uma sociedade que demonstra ter certa facilidade para tratar com seus imigrantes. Essa diversidade cultural tem deixado para o País um legado riquíssimo na música, dança, escultura, gastronomia, arquitetura e na religião, dentre as quais, o Islã.
Há fontes que citam a presença de visitantes islâmicos no Brasil colônia, mas é no final do século XVIII que o Islã chega de fato ao Brasil como religião dos escravos oriundos das regiões islamizadas da África. Mais tarde, muitos árabes e não árabes provenientes de novas levas imigratórias também professam a mesma fé, que vem crescendo no Brasil contemporâneo.
Aumentando a lente do binóculo sobre o mapa do Brasil, vê-se mais de perto o estado de São Paulo, o mais rico da Federação e que abriu muitas oportunidades para que os imigrantes recomeçassem a vida calcados nos valores do trabalho e da boa convivência, fazendo-se partícipes da construção de um país ainda novo e repleto de possibilidades. Porém, nessa mesma comunidade multicultural encontrava-se uma lacuna para os islâmicos que vivem e visitam o estado de São Paulo. Como poderia a pessoa islâmica estando em São Paulo saber onde comer, onde comprar, como se divertir e aproveitar as atividades culturais da cidade sem ferir os princípios do Islã? Onde conseguir uma hospedagem Halal ou onde encontrar uma mesquita para fazer suas orações? São Paulo então dá um passo importante ao tornar-se um estado Muslim friendly, estado de um país não islâmico que se preocupa com toda pessoa muçulmana viajante. Nasce o Guia de Turismo Halal, desenvolvido dentro do Conceito Halal na categoria C e publicado pelo Governo do Estado de São Paulo, incentivando a prestação de serviço personalizado para o viajante muçulmano. Com este avanço, acreditamos que o Brasil possa aderir a um turismo mais inclusivo em uma velocidade mais rápida a partir da experiência de São Paulo.
Diante das possibilidades que se abrem no setor de turismo, a Laila Travel vem se dedicando a oferecer serviços personalizados em português, espanhol e inglês, não somente em São Paulo, mas em todo o Brasil e no exterior para que o viajante muçulmano se sinta bem recebido e atendido em suas necessidades e que cada viagem seja uma experiência positiva. Para quem deseja os serviços de viagem descritos neste artigo, a Laila Travel coloca seus canais de atendimento à disposição.
*Mirian Aguirre é profissional de Marketing e pós-graduada em História da Arte, diretora e professora de espanhol para brasileiros e estrangeiros na “Español a Full” e redatora da agência de viagens Laila Travel