São Paulo – O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) anunciou que 50 instituições do País estão oferecendo 785 bolsas de mestrado e doutorado para estrangeiros. As vagas fazem parte do edital do Programa GCUB de Mobilidade Internacional, o GCUB-Mob.
Os programas de bolsa terão início em 2023. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 13 de novembro de 2022. O edital está disponível no site do GCUB.
O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento de estudantes dos cinco continentes, além de promover a internacionalização universitária e fortalecer a cooperação internacional entre as universidades do Brasil e instituições de outras nações.
O programa é promovido pelo GCUB com o apoio da Agência Universitária de Francofonia (AUF), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, a Comissão Nacional da Unesco e o Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Segundo o site do GCUB há, ainda, outros parceiros que ainda estão em fase de adesão ao programa.
Além de programas como o GCUB-Mob, o grupo também promove seminários que reúnem pesquisadores de áreas prioritárias para a ciência, no Brasil e nos países parceiros. Outras iniciativas são a organização de missões internacionais dirigidas a representantes das universidades associadas e a promoção de cursos de formação de líderes em cooperação internacional universitária.
Serviço
Para se inscrever acesse o formulário: http://www.gcub.org.br/bsp/application-form.html
Mais informações: gcub.mob@gcub.org.br