São Paulo – O Banco Central anunciou nesta sexta-feira (13) que o Brasil foi convidado a fazer parte do Comitê de Basiléia para Supervisão Bancária. Segundo o BC, o convite segue proposta dos líderes do G-20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo, inclusive emergentes. Na avaliação do banco, a decisão do Comitê reflete a qualidade da regulação e supervisão do sistema financeiro adotadas no Brasil.
Frente à crise, o G-20 sugeriu a revisão de critérios de associação aos principais órgãos internacionais de regulação financeira. Além do Brasil, de acordo com o BC, foram convidados a integrar o Comitê o México, Austrália, China, Coréia do Sul, Índia e Rússia. O órgão é sediado na Suíça e tem como objetivos promover e fortalecer as práticas de supervisão e gerenciamento de riscos em escala mundial.
O Brasil foi convidado também, sempre segundo o BC, a fazer parte do Fórum de Estabilidade Financeira (Financial Stability Forum), criado em 1999, assim como outras nações do G-20 como África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, China, Índia, Indonésia, México, Rússia e Turquia.
O Fórum tem como objetivo promover a estabilidade financeira em escala global por meio do intercâmbio de informações e da cooperação internacional.

