Da Agência Brasil
Brasília – Em 20 anos o Brasil pode chegar a produzir 20 milhões de toneladas de pescado ao ano. A estimativa foi feita hoje (17) pelo ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, em entrevista a rádios parceiras da Radiobrás, no estúdio da Rádio Nacional.
Atualmente o país produz apenas 1 milhão de toneladas por ano, número considerado baixo pelo ministro. O aumento substancial da produção, nas próximas duas décadas, seria resultado das políticas públicas consolidadas para o setor, que começaram a ser desenvolvidas em 2003.
Para Gregolin, as razões para o baixo consumo de peixe no Brasil são muitas, mas destacam-se o aspecto cultural (em muitas regiões simplesmente não se consome pescado) e a questão econômica (o preço médio do pescado é superior ao das outras carnes). Entretanto, o principal motivo apontado pelo ministro é o desinteresse político dos últimos 40 anos.
“Os governos no Brasil nunca trataram a questão da produção do pescado como uma grande prioridade. Portanto, não criaram também as condições de estruturar a cadeia produtiva de forma que nós pudéssemos ter uma oferta grande com regularidade, qualidade e preço. Isso, evidentemente, comprometeu a ampliação do consumo e a criação do hábito alimentar em todo o Brasil”, afirmou.

