São Paulo – Várias comemorações no Brasil vão celebrar o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. A data oficial, determinada pelas Nações Unidas (ONU), é 29 de novembro, mas no país as comemorações devem ocorrer entre esta e a próxima semana. O Congresso Nacional – Câmara dos Deputados e Senado – tem sessão solene sobre o tema prevista para o dia 02 de dezembro. “Recomendamos que nos locais onde há coletividade, a data seja lembrada”, diz o embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben.
A comemoração do Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino foi criada pela Assembléia Geral da ONU em 1977. No Congresso Nacional, o deputado federal Nilson Mourão (PT-AC) foi quem propôs a solenidade pela Câmara dos Deputados Federais e o senador João Pedro (PT-AM) fez a proposta ao Senado. A embaixada da Palestina em Brasília deve participar da solenidade.
Também vão ocorrer comemorações em instâncias estaduais e municipais, além de ações de iniciativa das comunidades de origem palestina. A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, por exemplo, fará uma sessão solene na próxima sexta-feira (27). O evento, proposto pelo deputado estadual Said Mourad (PSC), prevê exposição de fotos sobre a Palestina no Hall Monumental da Assembléia, a partir das 9 horas, sessão solene no Plenário Juscelino Kubitschek, às 20 horas, e coquetel, em seguida.
A Universidade de Brasília (UnB) já começou as comemorações promovendo desde segunda-feira (23) a Semana em Solidariedade ao Povo Palestino. Até a sexta-feira (27) serão feitos debates, exposição de poemas e charges, além de mostra de filmes. A idéia é proporcionar uma reflexão histórica e política sobre a Palestina. A Semana faz parte das ações do Departamento de Filosofia, Diretoria do Esporte, Arte e Cultura e Instituto da Cultura Árabe (ICArabe).
Deverá acontecer ainda comemorações em cidades como Goiânia, no estado de Goiás, Campinas, no interior paulista, e outras iniciativas mesmo no Distrito Federal. Na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, o ICArabe promove, juntamente com o Cineclube Natal, a exibição do filme “Porta do Sol”. O filme, do diretor Yousry Nasrallah, conta a história de um palestino chamado Yunis. Premiado, é uma co-produção egípcia, francesa e palestina.

