São Paulo – No ano passado, 4,11 milhões de toneladas de alimentos foram produzidas no Brasil a partir de projetos públicos de irrigação mantidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Segundo informações da companhia, houve crescimento de 4% das áreas cultivadas e o valor bruto de produção (VBP) nessas terras chegou a R$ 5,48 bilhões, com destaque para a fruticultura.
No ano passado foram produzidas 71,8 mil toneladas de alimentos a mais com irrigação do que em 2022. De acordo com análise da Codevasf, o aumento da produção foi bem distribuído entre as culturas e os projetos em geral. As principais culturas, em termos de valores, foram uva, manga e banana.
“Os projetos de irrigação promovem desenvolvimento regional de forma abrangente nas regiões em que são instalados. Eles mobilizam e fortalecem os setores de logística, insumos, treinamento profissional, máquinas, infraestrutura e serviços, entre outros. As oportunidades de emprego e renda sempre ultrapassam os limites das áreas irrigadas”, disse o diretor da Área de Irrigação e Operações da companhia, Luís Napoleão Casado.
A Codevasp destacou em seu balanço também o aumento na produção de arroz nos projetos irrigados localizados em Alagoas e Sergipe. Segundo a companhia, tanto em Sergipe como em Alagoas a elevação do preço do arroz incentivou produtores que utilizavam áreas para produção de pastagem a migrarem para a rizicultura. Também vem se criando infraestrutura na área na região.
Irrigação incentiva fruticultura
A agricultura irrigada tem sido um dos grandes focos de atuação da Codevasf desde a sua criação em 1974. Ao longo de seus 50 anos, a companhia consolidou na bacia do rio São Francisco a produção de frutas e culturas tradicionais, como manga, limão, goiaba, melão, coco, maracujá, melancia e banana. A produção agrícola dessas áreas irrigadas atende tanto ao mercado interno como a demandas internacionais.
Ouça: #Podcast 32: As frutas que o Brasil vende ao mundo
No total, a companhia mantém 39 projetos públicos de irrigação. São 29 projetos em produção implantados e mantidos pela Codevasf em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, além de outros dez projetos implantados pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) entre Pernambuco e Bahia. A Codevasf é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).