São Paulo – A indústria brasileira fabricou 1,18 milhão de motocicletas entre janeiro e agosto deste ano. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), a produção avançou 15,6% no período sobre os mesmos meses do ano passado.
No mês de agosto, individualmente, foram fabricadas 172,9 mil unidades no segmento veículos de duas rodas, volume 7,4% superior a agosto de 2009. Sobre julho deste ano, houve crescimento de 16,8% na produção.
Ocorreu aumento das vendas de motos no mercado interno e externo. No Brasil, as concessionárias comercializaram 163,6 mil motocicletas, com alta de 10,8%. Sobre julho, houve crescimento de 11,4%. No acumulado do ano, as exportações aumentaram 11,1%. Apenas em agosto foram vendidas no exterior 7 mil unidades, 78,4% mais do que julho.
"Estamos vivenciando uma retomada (das exportações), mas ainda é algo instável e pouco representativo, considerando que o ano de 2009 foi ruim para o setor. Precisamos de aumento de competitividade do produto nacional para que nosso mercado possa se firmar como exportador", afirmou o Jaime Teruo Matsui, presidente da Abraciclo, em nota.

