Da redação
São Paulo – O Ministério da Agricultura confirmou ontem a suspensão por tempo indeterminado das importações de aves, seus produtos e subprodutos, e de arroz em casca dos Estados Unidos. A justificativa foi a ocorrência, neste final de semana, de um foco do vírus da influenza aviária (a gripe do frango) no estado de Delaware.
“Trata-se de um procedimento normal adotado em casos dessa natureza para os países que registram focos de doenças de notificação obrigatória”, afirmou o secretário-executivo do Ministérioa, Amauri Dimarzio. Cerca de 60% do material genético (ovos férteis e pintos de um dia) que o Brasil importa nesse segmento são originários dos EUA.
A partir do mês passado, preocupado com o avanço da gripe do frango, altamente contagiosa, o Brasil decidiu suspender de dez países asiáticos, também por tempo indeterminado, as importações de aves vivas, carnes de aves “in natura”, produtos e subprodutos avícolas não submetidos a tratamentos capazes de tornar inativo o vírus da doença.
Está proibida a entrada de produtos da Coréia do Sul, Vietnã, Japão, China, Camboja, Tailândia, Taiwan, Laos, Indonésia e Paquistão. Como medida preventiva, o secretário-executivo divulgou hoje uma série de medidas para evitar a entrada do vírus da influenza aviária no Brasil.

