São Paulo – Dez empresas brasileiras do setor de cosméticos participam a partir de hoje (07) da BeautyWorld Middle East, feira que segue até terça-feira em Dubai. O estande é organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Esta é a sexta participação brasileira no evento.
A maioria das empresas brasileiras já exporta para o mercado árabe, como a Sther Cosméticos, presente no mundo árabe há cinco anos, principalmente com os cremes de hidratação de um quilo. Os países árabes representam 50% das exportações da Sther Cosméticos, que espera manter seu crescimento anual entre 20% e 30% no mercado internacional.
Na feira, a empresa está apresentando toda a sua linha de produtos para cabelo, como cremes de hidratação, xampus, condicionadores, creme para pentear, reparador de pontas, entre outros. Um diferencial da companhia, com sede em Jundiaí, interior de São Paulo, é que todas as embalagens têm o rótulo em árabe, facilitando a comercialização do produto.
Outra empresa que também já comercializa seus produtos no mercado árabe com rótulos no idioma é a Cless Cosméticos, também do segmento de cabelos. A primeira participação da companhia na feira de Dubai foi em 2006. No caso da indústria SNC, conhecida pela marca Kanechomn, de produtos para cabelo e hidratantes corporais, o mercado árabe é o principal destino de suas exportações. As vendas para os países do Oriente Médio e Norte da África ocorrem desde 2002.
Além dessas companhias, também participam do estande brasileiro as marcas L’acqua di Fiori, Nunaat Cosmetics, Quasar Victória, Cadiveu, Muriel, Skala e Cosmiatric.
De acordo com informações da Abihpec, a feira de Dubai é uma das mais promissoras do setor de higiene pessoal, perfumaria e beleza no cenário mundial. Além do Golfo Árabe possuir 45% das reservas mundiais de petróleo, os países da região concentram mais de 40 mil salões de beleza.
O consumo per capita de cosméticos e fragrâncias nos países do Golfo é um dos mais altos do mundo. O mercado de beleza e Spa nos Emirados Árabes deverá superar os US$ 600 milhões em 2009, segundo dados divulgados pela entidade. Com um crescimento populacional de 6% ao ano, varejo em rápida expansão e uma população jovem numerosa faz com que a região do Golfo seja atrativa para o setor de cosméticos.
A feira
A Beautyworld Middle East, que está em sua 14ª edição, recebeu no ano passado 693 empresas vindas de 44 países. O evento foi visitado por 17 mil pessoas de mais de 100 países. Além dos países do Golfo Árabe, a feira atrai compradores do Norte da África e da Ásia, entre os quais se destacam grandes consumidores de produtos de beleza como Índia, Malásia e Filipinas.

