São Paulo – O Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) traz ao país, a partir de segunda-feira, 70 operadores estrangeiros do setor de turismo para conhecer a região da Mata Atlântica. A intenção do Ministério do Turismo, ao qual a Embratur está vinculada, é promover os destinos turísticos brasileiros que ficam na região.
O grupo, do Canadá e dos Estados Unidos, vai conhecer 15 roteiros dentro da Mata Atlântica. Eles também vão participar do Adventure Travel World Summit, encontro mundial do turismo de aventura, que ocorre entre os dias 3 e 7 de setembro, em São Paulo. É a primeira vez que o encontro ocorre fora da América do Norte.
O grupo de estrangeiros trazido pela Embratur é formado por operadores e também jornalistas. Os roteiros da Mata Atlântica apresentados a eles serão dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Os passeios serão feitos entre os dias 25 e 03 de setembro.
Eles farão, por exemplo, trilhas no litoral Norte de São Paulo, passeios em veículos 4×4, visitas a quilombos. Vão conhecer cidades históricas, fazer jornadas de barcos, mergulhos em praias e terão também noites de caminhadas na mata. Os lugares visitados serão Ilha Bela, Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande e Rio de Janeiro.
Na região da Praia dos Castelhanos, em Ilha Bela, por exemplo, será feita caminhada. Em Ubatuba, mergulho na Ilha das Couves. Em Paraty passeio com caiaque no Saco do Mamanguá. Um tradicional tour pelo Rio de Janeiro, trilha na floresta da Tijuca, entre outros atrativos, também fará parte do roteiro.
O encontro em São Paulo do qual o grupo vai participar é promovido pela Adventure Travel Trade Association (Atta) e teve a parceria, para realização da edição no Brasil, da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). Uma pesquisa aponta que 19,5% dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil têm como motivação a natureza, o ecoturismo e a aventura.

