Dubai – O tema do halal conectou brasileiros e árabes em um coquetel nesta quinta-feira (23) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O evento foi promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), no âmbito do projeto Halal do Brasil, que pretende promover a maior participação das empresas nacionais no mercado internacional de produtos halal.
No coquetel estiveram autoridades como Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, e empresários brasileiros e árabes. Entre os setores das companhias que estiveram no jantar, que contou também com churrasco brasileiro sendo servido, estiveram empresas de tâmaras da Arábia Saudita e brasileiros que têm negócios ou exportam produtos como bebidas aos países árabes.
A abertura do evento teve o pronunciamento de executivos ligados ao projeto. “Estamos celebrando um novo passo na relação entre a Câmara Árabe e a ApexBrasil. O projeto vai expandir a nossa atuação não apenas no Oriente Médio, mas em todos os países islâmicos que têm o certificado halal como pré-requisito para os nossos produtos”, disse Tatiana Riera, chefe de Operações no escritório da ApexBrasil em Dubai.
Para a embaixadora Eliana Zugaib, encarregada de negócios da Embaixada do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, o momento é ideal para o networking, já que nesta semana o emirado recebe a maior feira do setor de alimentos e bebidas na região, a Gulfood. “Acredito que o Brasil é um dos países com mais potencial de ter resultados concretos com esta feira. E é um dos maiores produtores e exportações de comida halal. Esse evento vai adicionar oportunidades para o halal, que adiciona valor aos produtos”, declarou ela.
Houve também o lançamento de livro da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Para o presidente da associação, Ricardo Santin, a obra retrata o trabalho e os processos pelos quais as empresas passam para ter o certificado halal. “Queremos apresentar os processos de traders do Brasil aos árabes”, disse ele no coquetel. O público recebeu exemplares do livro ao final do coquetel.
O Brasil é o principal exportador de proteína halal do mundo. A certificação exige uma série de adequações por parte das empresas. “Estamos prontos para dar sequência nesses desafios”, concluiu Antônio Jorge Camardelli, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).
Halal do Brasil
O CEO e secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, frisou que o Halal do Brasil quer ajudar o País a extrapolar ainda mais o setor de proteínas. “Esse projeto é revolucionário. Tem capacidade de capacitar as empresas que queiram continuar no halal, para mostrar que o Brasil veio para ficar. O Brasil não pretende ficar só na proteína. Nós gostaríamos de ver todos os nossos produtos nas prateleiras com a marca halal mostrando a seriedade do Brasil”, afirmou ele.
Para explicar o processo pelo qual o Halal do Brasil vai passar, o assessor de Projetos Estratégicos da Câmara Árabe, Estevão Carvalho, falou sobre a divisão do projeto em etapas. Segundo ele, o trabalho passará por gerar e divulgar conhecimento sobre a certificação, fazer treinamentos e chega até a promoção do comércio em si e o próprio apoio para que empresas obtenham o selo halal.