São Paulo – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) espera que o valor dos negócios na próxima Gulfood aumente 50% em relação à edição do ano passado. A maior feira do setor de alimentos do Oriente Médio ocorre de 21 a 24 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A informação é de Luiz Caruso, analista de Comércio Exterior do Departamento de Promoção Internacional do Mapa.
“No ano passado, foram comercializados US$ 10 milhões na feira e, pelo retorno que tivemos dos empresários, a expectativa de mais de US$ 40 milhões a serem negociados ao longo dos 12 meses subseqüentes ao evento. A expectativa desse ano é superar em pelo menos 50% esses valores, ou seja, US$ 15 milhões de negócios na feira e mais de US$ 60 milhões em negócios nos 12 meses seguintes”, informou Caruso em entrevista à ANBA.
Segundo o representante do Mapa, uma das estratégias para reforçar a marca Brasil durante a feira é a utilização de uma identidade visual única a todas as empresas nacionais. “Teremos 500 metros quadrados na feira de layout Brasil, o que vai ser um chamariz enorme para o país. Uma das maiores participações na feira será do Brasil.”
O Mapa participa da Gulfood pela terceira vez, sempre em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Doze empresas dividirão um estande de 54 metros quadrados patrocinado pelas duas instituições. Outras companhias e entidades setoriais vão ter estandes próprios na mostra.
Como preparação para o evento, estas empresas participaram hoje (09) de um seminário na sede da Câmara Árabe, em São Paulo, no qual receberam orientações sobre a feira e o mercado árabe.
A empresa New Millen participou em novembro de 2009 da Saudi Agro Food, na Arábia Saudita, e vai pela primeira vez à Gulfood. Segundo seu presidente, José Dantas, a companhia está com um contrato praticamente fechado para um ou dois contêineres, além de outros oito em negociação. A empresa levará ao evento produtos como sopas, achocolatados, curau de milho verde e suplementos esportivos.
Segundo Dantas, a New Millen já traduziu todo seu material promocional, como banners e folders, para o idioma árabe.
Outra estreante na Gulfood é a empresa de laticínios Mococa. De acordo com Sandro da Conceição, gerente de Comércio Exterior, a expectativa da empresa espera é fazer prospecção de clientes no mercado árabe.
Já a Novo Mel participa pela segunda vez do evento. A empresa levará para Dubai produtos como mel de flores de laranjeira e eucalipto, além de spray de mel e própolis.
Para a empresa, a Gulfood já rendeu negócios, como conta Carlos Rehder, gerente de Exportação da Novo Mel. “Fechamos meio contêiner. A exportação saiu em outubro e agora já estamos chegando no segundo pedido.”