Da Agência Brasil
Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia hoje (03) visita a Angola, como parte da viagem oficial ao continente africano, que começou ontem. Lula disse que as reuniões bilaterais que ocorrem nesta manhã em Luanda têm o objetivo de "contribuir para o processo de reconstrução nacional angolano".
Pouco antes das 9 horas, acompanhado pelo chanceler angolano João Bernardo Miranda, Lula depôs flores no monumento a Agostinho Neto, herói nacional, líder do movimento que levou à independência do país de Portugal, em 1975.
Dali, Lula seguiu para o palácio presidencial, onde a comitiva brasileira foi oficialmente recebido pelo presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, acompanhado pelo seu ministério.
Entre 9h30 e 11 horas, os presidentes e seus respectivos ministérios realizaram reunião bilateral em que decidiram os acertos finais para os acordos de cooperação bilateral, que foram assinados em seguida. A lista inclui áreas como agricultura, créditos para obras e infra-estrutura, educação, formação profissional e, na saúde, no combate a aids.
O presidente angolano reiterou apoio à nomeação do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, e Lula agradeceu destacando que Angola pode se tornar "motor para o desenvolvimento de toda uma região".
"O Brasil quer, com gestos e políticas afirmativas concretas, resgatar a nossa relação que durante tanto tempo ficou esquecida", completou Lula. O presidente brasileiro disse ainda que vai dedicar seus três anos de mandato restantes para recuperar o tempo perdido nessa relação. Para ele, esse resgate se trata de uma "questão de justiça", e não de um favor.
Acompanham Lula na viagem a Angola os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim; do Trabalho e Emprego, Jaques Wagner; da Educação, Cristovam Buarque; da Cultura, Gilberto Gil; da Saúde, Humberto Costa, e de Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano.
Agenda da visita
Ontem (02), Lula visitou a ilha de São Tomé a Príncipe, onde foi recebido pelo presidente Fradique Menezes. Amanhã (04), o presidente brasileiro vai a Moçambique. Na quinta-feira (06), visita a Namíbia e, na sexta, viaja para a África do Sul, onde fica até sábado (08) e retorna ao Brasil.