São Paulo – O Brasil vai promover ações para atrair mais turistas estrangeiros ao País. Na abertura do 6º Salão do Turismo, ocorrida nesta quarta-feira (13), em São Paulo, o ministro do Turismo, Pedro Novaes, anunciou algumas medidas para aumentar o fluxo de visitantes vindos do exterior.
“Fizemos uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, para mostrar nosso interesse em desonerar o custo do turismo no Brasil”, declarou Novaes, referindo-se aos altos custos de passagens e hospedagens no País. Uma medida que está sendo negociada com o Itamaraty é a facilitação para a obtenção de vistos de entrada. “Queremos tentar facilitar a entrada de estrangeiros no Brasil”, acrescentou o ministro.
Durante entrevista coletiva, o secretário nacional de Programas e Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins da Silva Filho, falou também sobre um acordo de cooperação internacional que o Brasil está negociando, especialmente com países da Europa, mas que pode ser estendido a outras nações interessadas. “Chama-se ‘Céus Abertos’ e trata-se de um acordo para que haja mais companhias aéreas estrangeiras atuando no Brasil e mais companhias brasileiras atuando no exterior”, contou.
O ministro anunciou ainda a criação de um Comitê de Facilitação Turística, que envolverá 27 ministérios e terá como objetivo verificar os gargalos para a vinda de turistas estrangeiros ao Brasil, além dos problemas que brasileiros tenham para entrar em países estrangeiros. Segundo Novaes, o comitê deverá reunir-se mensalmente.
Durante o evento, foi anunciada a criação de dois cadastros do setor. O Sistema de Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) irá regulamentar empresas e trabalhadores do ramo, servindo como um credenciamento do Ministério do Turismo para mostrar ao público que um determinado profissional ou empresa está credenciado para realizar um serviço relacionado ao turismo, como servir de guia ou operar um passeio de lancha, por exemplo.
O outro cadastro, o Sistema de Registro de Hóspedes, cuja tecnologia ainda está sendo desenvolvida, será um banco de dados eletrônico que armazenará e compartilhará as informações dos turistas que se hospedarem nos hotéis e pousadas de todo o Brasil. “O sistema também servirá para a formação de estatísticas do turismo no país”, declarou o ministro.
Novaes falou ainda sobre as ações do ministério para qualificar os profissionais da área. “Estamos comprometidos com a qualificação de 306 mil profissionais do turismo. Há atendentes, concierges, recepcionistas, entre outros, para os quais estão disponíveis aulas de ética, cidadania, inglês e espanhol”, afirmou o ministro. Segundo ele, somente nos cursos de línguas, que são realizados à distância, já há 80 mil profissionais envolvidos.
Sobre os investimentos para a Copa do Mundo de 2014, Novaes afirmou que há cerca de R$ 4 bilhões em crédito disponível para o desenvolvimento do setor hoteleiro. Entre os financiadores estão o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Caixa Econômica Federal, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e o Banco do Brasil.
Entre as ações de promoção turística regionais, Novaes falou sobre o Programa de Turismo de Fronteira (Frontur), que terá a região Norte como um dos principais focos. “O turismo [internacional] deve ser feito preferencialmente com nossos países vizinhos”, ressaltou.
Ainda na área internacional, Novaes revelou que o Brasil está analisando uma proposta feita pelo ITB Berlin, maior convenção de turismo do mundo, que acontece na capital alemã, para que o evento faça a promoção turística do Brasil, possivelmente em 2013. “Ainda falta um acordo internacional. A embaixada do Brasil receberá a proposta e nós vamos estudá-la.”
Na abertura do evento, ocorreu ainda a assinatura de um acordo entre os ministérios do Turismo e da Pesca, assinados por Novaes e pelo titular da pasta da Pesca, Luiz Sérgio, para o fortalecimento da pesca amadora como atividade turística.
O salão
A sexta edição do Salão do Turismo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, vai até domingo (17) e, segundo a organização, deve receber 100 mil visitantes. Quem visitar o local encontrará uma exposição dividida em cinco módulos: Vitrine Brasil, uma área de compras de artesanato, moda, joias, agricultura familiar e shows das 27 unidades da federação; Núcleo do conhecimento, onde haverá a realização de palestras, debates, apresentações de trabalhos, projetos e experiências sobre turismo; Feira de Roteiros Turísticos, onde há estandes das cinco regiões do país, apresentando as principais atrações de cada estado; Área de comercialização, onde o visitante pode comprar pacotes para as próximas férias; e Rodada de Negócios, encontros pré-agendados entre operadores de turismo e fornecedores locais.
Serviço
6º Salão do Turismo
Data: 13 a 17 de julho de 2011
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana
Site: www.salao.turismo.gov.br

