São Paulo – Em uma ação coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o governo brasileiro fez no mês de dezembro uma doação humanitária para a Mauritânia. Os donativos foram entregues para o município de Ghabou, atingido fortemente no segundo semestre de 2024 por inundações que devastaram cultivos agrícolas, destruíram moradias e deixaram centenas de desabrigados.
De acordo com nota divulgada no começo desta semana pela ABC, do Ministério das Relações Exteriores, a ação foi resposta a um pedido realizado pelo prefeito de Ghabou, Diankhé Adama Soumaré, que destacou a grave situação enfrentada pela população local após as inundações, como perda de equipamentos agrícolas, escassez de alimentos e água potável e o aumento do risco de doenças como malária e cólera.
A ABC mobilizou recursos de US$ 15 mil para fornecer bens essenciais como rolos de malha para proteção de áreas agrícolas, postes de vedação angulares, rolos de arame farpado, motobombas para irrigação, lemes elétricos a gasolina, mototriciclos para transporte, rolos de mangueiras para descarga de água e conjuntos de ferramentas como pás, ancinhos e picaretas.
Compromisso
A solenidade de entrega, que ocorreu na Embaixada do Brasil na Mauritânia, na capital Nouakchott, contou com a presença de diversas autoridades locais, incluindo o prefeito de Ghabou, representantes do governo federal e parlamentares do país árabe, além do embaixador do Brasil na Mauritânia, Evaldo Freire. Na entrega, o diplomata brasileiro destacou a importância das iniciativas de cooperação lideradas pela ABC e reafirmou o compromisso do Brasil com o desenvolvimento sustentável global.
Leia também:
Mauritânia expande transporte de minério de ferro