São Paulo – A Cúpula do Clima de Belém reunirá líderes globais na capital paraense na quinta-feira (6) e na sexta-feira (7). O encontro antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que também será realizada na cidade entre 10 e 21 de novembro. Nos dois dias de encontro nesta semana, os representantes de países e organismos internacionais deverão fazer discursos, anúncios e debater sobre os principais temas da COP30 deste ano.
De acordo com informações da organização do evento, a agenda da cúpula terá a Plenária Geral dos Líderes e sessões temáticas, que serão presididas pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre os temas clima e natureza; florestas e oceanos; transição energética; Dez anos do acordo de Paris; NDCs e financiamento.
NDCs são as contribuições nacionalmente determinadas e reúnem o conjunto de esforços que cada país fará para reduzir as suas emissões de gases causadores do efeito estufa e para adaptar-se às mudanças climáticas. Revisões das NDCs deverão ser apresentadas, sempre tendo como foco o Acordo de Paris: buscar manter o aquecimento global, preferencialmente, a até 1,5ºC em comparação aos níveis pré-industriais. O Brasil já anunciou sua NDC ainda na COP29, de Baku, no Azerbaijão, no ano passado: reduzir suas emissões líquidas entre 59% e 67% até 2035 e zerá-las até 2050.
A cúpula irá discutir um dos principais temas da COP30: financiamento das medidas para combate e mitigação das mudanças climáticas e a implantação desta medidas. A pauta do encontro prevê a realização de um almoço para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês). Este fundo prevê que os países que preservarem suas florestas tropicais serão recompensados financeiramente por meio de um fundo de investimento global.
O presidente Lula está em Belém desde o sábado (1) e tem cumprido agendas na cidade. Ele acompanhou a entrega de obras no porto e no aeroporto da cidade e se reuniu com comunidades que vivem na floresta amazônica, entre elas na Floresta Nacional do Tapajós. Nesta segunda-feira (3) o Diário Oficial da União publicou decreto presidencial que determina o emprego das Forças Armadas entre 2 e 23 em Belém em razão da realização da COP, evento que receberá delegações de 140 países e mais de 50 chefes de estado e de governo. Lula deve ficar em Belém até 10 de novembro, dia da abertura da COP30.
Leia mais:
Novos rumos na agropecuária do Pará, sede da COP30
Em ilha do Pará, o chocolate sustenta a floresta
As agroflorestas de Tomé-Açu


