Da redação
São Paulo – O Brasil recebeu, na última sexta-feira (5), o segundo grupo de refugiados palestinos. Um grupo com 35 pessoas chegou no país vindo do campo de refugiados de Ruweished, na Jordânia. O Brasil já havia recebido um primeiro grupo no dia 21 de setembro. Um terceiro grupo chegará ainda neste ano. As informações constam no site da Organização das Nações Unidas.
O governo brasileiro reassentará, aproximadamente, cem pessoas. A decisão foi tomada em maio pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), presidido pelo Ministério da Justiça. O Conare é formado por outros órgãos federais e entidades não governamentais, como o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), que está à frente da recepção dos palestinos.
Os refugiados serão reassentados nos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul, onde o ACNUR trabalha em parceria com as ONGs Cáritas Brasileira e Associação Antônio Vieira (Asav). Eles receberão auxílio para aluguel de moradia, compra de móveis e assistência material, além de aulas de português. As crianças devem começar a frequentar as escolas em 2008.
De acordo com dados do Conare, o Brasil mantém cerca de 3,4 mil refugiados reconhecidos, provenientes de 69 nacionalidades diferentes. Grande parte deles, ou 78%, são originários do continente africano. Os angolanos formam a maior população de refugiados no Brasil, com um total de 1.684 pessoas.

