São Paulo – No ano passado, o Brasil recebeu 4,8 milhões de turistas estrangeiros, uma queda de 4,9% em relação a 2008. Segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo, com a crise mundial, a Europa, principal origem dos turistas que vêm ao país, foi responsável por grande parte do recuo.
Países como Portugal e Espanha apresentaram no ano passado queda de 17,4% e 13,8%, respectivamente, na emissão de turistas ao Brasil em relação a 2008. Os argentinos lideraram o ranking de estrangeiros que visitaram o país, com 1,21 milhão de turistas.
Para este ano, a expectativa do ministério é que o fluxo aumente. Em janeiro e fevereiro, o número de desembarques aéreos internacionais cresceu, em média, 16,53% em relação ao mesmo período do ano passado.
"Os resultados dos primeiros meses do ano mostram que 2010 será o ano de consolidação dos resultados alcançados até agora, numa curva de crescimento em que 2009, com a crise econômica mundial, foi a exceção", disse em nota a presidente da Embratur, Jeanine Pires.

