São Paulo – O número de turistas estrangeiros que visitou o Brasil em agosto foi 5,5% maior do que no mesmo mês do ano passado, somando 346.141 visitantes do exterior. O aumento está acima do nível mundial registrado, que foi de 5% no período. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (13), pela Embratur.
“Estamos em um caminho seguro este ano para romper a barreira dos seis milhões de estrangeiros ao ano pela primeira vez na história do país”, destacou Flávio Dino, presidente da Embratur, em nota divulgada pelo instituto.
Os países que tiveram maior aumento nos envios de turistas ao Brasil foram México (32% a mais que em agosto de 2012) e Colômbia (30,4% a mais que no mesmo mês do ano passado). “O aumento da entrada de mexicanos e colombianos chama a atenção porque mostra a consolidação de um movimento”, avalia Dino, segundo a nota. Em julho, já havia ocorrido aumento de 103,5% na entrada de mexicanos. Em junho, este aumento foi de 77,7%.
“São novos mercados que vêm se consolidando, por isso o investimento recente nos Goal to Brasil no México, realizado em maio, e na Colômbia, onde realizamos duas edições, uma este ano e outra ano passado”, comenta Dino, sobre os eventos de promoção do Brasil como destino turístico realizado naqueles países.
Para o presidente da Embratur, os megaeventos esportivos no Brasil devem aumentar ainda mais o fluxo com esses países, devido ao grande interesse de colombianos e mexicanos em relação ao futebol e outros esportes.
Entre as nações europeias, o Reino Unido apresentou o maior aumento no envio de turistas ao Brasil (15,1%). Em seguida, vieram França (12,6%) e Espanha (10,9%). Os aeroportos que tiveram maior crescimento na entrada de estrangeiros foram os de Brasília (8,7%), Rio de Janeiro (6,7%) e São Paulo (5,2%).