São Paulo – Em nota divulgada nesta segunda-feira (09), o governo federal brasileiro reiterou seu compromisso com a solução de dois Estados na região de Palestina e Israel e as posições apresentadas na reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre o assunto neste domingo (08). O Brasil ocupa assento temporário no conselho e como presidente rotativo do órgão, convocou a realização do encontro em Nova York, nos Estados Unidos. Na foto acima, rua da Faixa de Gaza após ataques.
“O governo brasileiro reitera seu compromisso com a solução de dois Estados, com um Estado Palestino economicamente viável, convivendo em paz e segurança com Israel, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas”, divulgou em nota o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Segundo o Itamaraty, na reunião o Brasil lamentou profundamente a perda de vidas e condenou os ataques contra civis. “Sublinhou que as partes devem se abster da violência contra civis e cumprir suas obrigações perante o direito internacional humanitário. O Brasil conclamou todos à máxima contenção para evitar uma escalada, com consequências imprevisíveis para a paz e a segurança internacional. Enfatizou ser urgente desbloquear o processo de paz”, informou o Ministério das Relações Exteriores sobre a reunião.
O governo brasileiro também vem acompanhando a situação dos brasileiros que se encontram na região do conflito por meio da Embaixada em Tel Aviv e do escritório de Representação do Brasil em Ramallah. O Itamaraty informou neste domingo pela tarde que até então eram três os brasileiros desaparecidos e um ferido. Também disse que disponibilizaria transporte para repatriação de nacionais por meio da Força Aérea Brasileira (FAB).
O Itamaraty divulgou telefone e whatsapp para contato em situações de emergência: Embaixada em Tel Aviv (+972 54 803 5858), Escritório de Representação em Ramallah (+972 59 205 5510) ou Itamaraty (+55 61 98260-0610).