São Paulo – O Brasil está fortalecendo suas relações com a Liga Árabe. No dia 09 deste mês, Marco Antônio Brandão, embaixador do Brasil no Egito, foi credenciado como Representante Especial do Brasil junto à Liga dos Estados Árabes. É a primeira vez que o País possui um representante oficial junto à entidade.
“A gente vem trabalhando com a Liga Árabe há muito tempo. Temos uma relação muito intensa com eles. Temos intensificado nosso interesse em relação aos países árabes e temos que manter contato com os países que são importantes para nós. É um gesto político de importância muito grande”, explica o diplomata sobre sua nova função.
O embaixador conta que irá exercer atividades de negociação na área de cooperação. “Fizemos um memorando de cooperação que inclui uma série de reuniões e discussões para a área econômica, cultural e social”, diz Brandão, destacando que o Brasil pode oferecer diversos exemplos de programas sociais aos árabes. O conteúdo do memorando está sendo avaliado pela Liga Árabe e será assinado posteriormente.
Segundo o diplomata, o Brasil espera que “o mundo árabe possa viver em paz dentro de suas fronteiras e com seus vizinhos”. Ele também afirmou que o País tem interesse em trocas econômicas e educacionais com as nações da região, com o aumento no número de alunos árabes nas universidades brasileiras e também do intercâmbio linguístico, com o idioma árabe sendo mais difundido no Brasil e o português no Oriente Médio e Norte da África.
Brandão afirma que os países árabes têm no Brasil um país amigo. “Eles estão diversificando suas relações, eles são muito abertos e muito receptivos”, diz o embaixador sobre o contato entre árabes brasileiros. “Os árabes valorizam muito a relação com o Brasil”, completa.
O diplomata ficará como representante junto à Liga Árabe durante seu período de trabalho como embaixador no Cairo. Quando ele deixar o Egito, o próximo embaixador também assumirá o posto junto à liga, já que a sede da entidade fica na capital egípcia.


